Querida Itália

Como Eu Aprendi Italiano Sozinha: os meus 9 passos do zero à fluência

Está pensando em aprender italiano sozinho, mas não sabe por onde começar? Confira o passo-a-passo completo que eu segui para aprender italiano do zero sozinha em poucos meses!

A língua italiana é realmente um encanto. Basta um primeiro contato através de uma música, um filme, uma viagem ou um contato com um nativo para sermos completamente “enfeitiçados” pela magia desse idioma.

No meu caso, o interesse pela língua nasceu despretensiosamente através de músicas italianas presentes em novelas brasileiras.

Até que um dia, decidi: eu quero e vou aprender italiano.

Infelizmente, não foi uma escolha fácil.

Na época, existiam pouquíssimos cursos de italiano no Brasil ou online, e eu ainda era estudante com poucos recursos financeiros e não queria que meus pais tivessem despesas extras.

Por isso, eu decidi que faria TUDO sozinha.

Tomei coragem, sentei e montei meu próprio planejamento para aprender italiano sozinha sem curso nem professor, que me permitisse gastar o menos possível e, ao mesmo tempo, curtir o processo de aprendizado.

Hoje,  eu olho para trás e vejo como aquela decisão mudou completamente a minha vida.

Eu aprendi italiano e uma coisa acabou puxando a outra: decidi fazer um intercâmbio universitário em Roma, depois um mestrado acadêmico em Milão e hoje, quem diria, eu moro e trabalho aqui de modo definitivo desde 2017!

aprender-italiano-sozinho-para-morar-na-italia

 

 O mais incrível é que quando decidi aprender italiano em 2015, JAMAIS poderia imaginar que em 2022 estaria morando aqui na Itália e rodando por tantos lugares incríveis, como esse da foto (Perugia)!

Por isso, se você decidiu que quer aprender italiano do zero e está disposto a mergulhar no mundo desse idioma incrível, finalmente você encontrou o post certo!

Aqui, vou te mostrar o passo-a-passo completo que eu usei para aprender italiano sozinho em poucos meses, sem professor nem curso, e te ajudar a criar o seu próprio planejamento de estudos.

Vale a pena aprender italiano?

Por que aprender italiano? Quando começamos a nos aproximar do universo dessa língua, essa é a primeira dúvida que vem à nossa mente.

Vale a pena investir meu tempo e energia para me dedicar ao italiano, ao invés de outra língua mais difusa?

Bem, se você avaliasse somente número total de falantes no mundo, poderia até achar que não vale a pena.

Segundo a revista Etnologue, o italiano aparece somente como a 21ª língua mais falada do mundo com 67 milhões de falantes, enquanto inglês, o mais difuso, conta com 1,2 bilhões de falantes.

Mas felizmente a importância de um idioma não é diretamente proporcional à quantidade de falantes no mundo. O italiano vai MUITO além disso: ele abre portas para um universo de descobertas e belezas.

cultura-italiana-aprender-italiano

O italiano é uma língua tão interessante e amada que se tornou, segundo o The Washington Post, a 5ª língua mais estudada do mundo, atrás apenas do inglês, francês, espanhol e alemão.

Essa fascinação se explica pois, ao aprender italiano, as pessoas podem entrar em contato com História, Ciência, Arte, Música, Filosofia, Cinema, Culinária, Religião, Moda, Design – aspectos passados e presentes, que formaram e ainda hoje formam a sociedade ocidental como vivenciamos hoje.

Mas, na prática, você vai me perguntar, por que deveria Aprender Italiano? Bem, depois de tantos anos de experiência, acredito que esses são os 5 maiores motivos:

5 maiores razões práticas para aprender italiano

  1. Satisfação e crescimento pessoal: sentimento de felicidade e extrema satisfação pessoal ao aprender uma língua tão apaixonante e estudá-la por amor. O italiano é delicioso de ouvir, divertido de falar e super interessante de estudar, tornando-o aprendizado mais prazeroso em relação a outras línguas.
  2. Valor cultural: oportunidade de mergulhar em uma das culturas mais interessantes do mundo com uma grande relevância na História, Arte e Cultura desde os dias mais remotos até os dias de hoje
  3. Oportunidades de formação: chance de fazer sua graduação, mestrado, master ou PHD em uma das maiores universidades da Europa, como a Università di Bologna (a mais antiga do mundo) ou o Politecnico di Milano (o mais prestigiado da Itália).

    aprender-italiano-sozinho-para-estudar-na-italia-bocconi

    Ter aprendido italiano foi o que me impulsionou a querer estudar na Itália e me candidatar a uma bolsa de mestrado na Università Bocconi, uma das melhores da Europa

  4. Oportunidades profissionais:  vantagem ao se candidatar para trabalhar em uma grande multinacional italiana. A Itália é a oitava economia do mundo (PIB 2021) e sede de inúmeros gigantes corporativos, que por sua vez contam com diversas filiais no Brasil.
  5. Reconexão familiar: possibilidade de reatar laços com suas próprias origens, caso você tenha alguma ascendência italiana. 

Apesar de todos esses motivos, caso aprender italiano por curiosidade e paixão seja hoje a sua única motivação, não se preocupe: é uma razão nobre e mais que válida!

Por um bom tempo, essa também foi a minha única motivação. Não tenho ascendência italiana e no início não tinha nem o sonho de estudar e trabalhar fora.

Nem imaginava o que eu poderia fazer com o idioma na minha vida e estudei italiano por amor… 

E no final das contas, estou aqui vivendo na Itália!

É possível aprender italiano sozinho, sem professor?

Sim, é possível aprender italiano sozinho por 2 motivos principais:

  • Semelhança estrutural com o português: 

Graças à origem latina em comum às duas línguas, o italiano acaba sendo relativamente fácil de assimilar para brasileiros.

Muitas regras gramaticais e ortográficas do italiano são direta ou indiretamente comparáveis à estrutura do português, o que nos permite focar mais nas exceções e diferenças e torna o processo de aprender italiano sozinho mais fácil.

e-facil-aprender-italiano-para-brasileiros

 

  • Fonética limpa e clara: 

No italiano, a pronúncia de uma palavra quase sempre corresponde exatamente à sua forma escrita. Isso significa que, diferente do espanhol ou inglês onde um fonema pode mudar completamente dependendo da palavra, no italiano, se você aprender muito bem cada fonema ao início, é bem provável que você consiga pronunciar em autonomia a maioria das palavras.

Por isso, com muita autodisciplina e o apoio do material certo, você pode sim aprender italiano sozinho como eu, e até mesmo enfrentar menos dificuldades em relação a outras línguas.

Como se organizar para aprender italiano sozinho?

Antes de começar, é fundamental entender que para aprender italiano sozinho você precisa se focalizar nos 2 maiores pilares do estudo autodidata: (A) o Estudo Ativo e (B) as Atividades de Exposição à Língua.

A) Estudo Ativo do Italiano:

O Estudo Ativo do Italiano se refere à atividade de assimilação de conteúdo didático e explicativo, ou seja, aquele momento em que você se engaja ativamente com o estudo da língua, entendendo e memorizando regras gramaticais, vocabulário, pronúncia, conjugação verbal, ouvindo diálogos.

estudar-italiano-por-conta-propria

 

 No mundo do autodidatismo, não tem como escapar da boa e velha técnica de livro e caderno. Para mim, o Estudo Ativo é essencial para um autoaprendizado eficaz e rápido do italiano

A premissa para um bom Estudo Ativo é ter em mãos um material didático excelente, que seja fácil de seguir e pensado para o estudo autodidático.

Na minha experiência com a autodidática, diria até que aprender italiano sozinho sem o apoio de um livro é praticamente impossível.

Isso porque é o livro que irá ditar o seu ritmo de aprendizado e te dar uma direção sobre o que estudar.

B) Atividades de Exposição à língua italiana

Ao mesmo tempo, para aprender italiano sozinho, você absolutamente também precisa se envolver em atividades extras de exposição à língua.

Em outras palavras, são atividades que te permitem vivenciar o italiano como uma língua de verdade, dando a ela uma funcionalidade real de comunicação, como consumir músicas, filmes, notícias e conteúdos da mídia social em italiano.

melhores-filmes-para-aprender-italiano

Mas para uma exposição eficaz ao idioma, não pense que basta só ouvir música no Spotify e assistir filmes quando der na telha.

É fundamental conhecer métodos eficazes para se expor ao italiano do jeito certo, em modo que você consiga internalizar toda essa exposição em forma de aprendizado.

Por isso nesse post, separei as melhores dicas e técnicas de Estudo Ativo e Exposição à Língua que eu mesma desenvolvi e usei para aprender italiano sozinha em 3 meses.

Passo-a-passo completo: as 9 dicas essenciais para aprender italiano sozinho

O passo-a-passo para aprender italiano será dividido da seguinte maneira:

  • Os passos 1-3 são métodos que uso para o Estudo Ativo do Italiano;
  • Os passos 4-7 são as minhas técnicas relativas à Exposição à Língua Italiana;
  • E, por fim, nos passos 8 e 9 te explico como montar o planejamento dos estudos incluindo essas atividades e te dou dicas para desenvolver a sua autodisciplina nos estudos.

1. Comece escolhendo um livro autodidático como base e siga-o do início ao fim

Para iniciar o seu aprendizado, o primeiro passo consiste em adquirir um bom livro-base de italiano, que servirá como base do seu estudo ativo.

Isso porque sem a presença de um professor, você precisará de algum “treinador” que determine o que estudar em cada dia: qual ritmo seguir, quais regras estudar, qual vocabulário assimilar, os diálogos que precisa ouvir e praticar…

E o livro será o seu treinador particular. MAMMA MIA nível Rocky Balboa!

treinador-e-aluno

 

 Até porque tentar aprender italiano sem um livro-base, apenas vendo materiais aleatórios na internet, seria como se jogar no oceano sem saber nadar.

Você se sobrecarregaria com tantas informações e não conseguiria estruturar o conhecimento adquirido.

Por isso esse passo-a-passo começa necessariamente com a escolha de um bom livro.

1.1 Dicas para escolher um livro para aprender italiano sozinho

Existem 4 critérios fundamentais para escolher um bom livro para iniciar o seu autoaprendizado. São eles:

  • Escolha um livro escrito em portuguêsSe você está começando do zero, ter explicações escritas todas em italiano apenas iria te dificultar. Já livros em português te ajudam porque antecipam dificuldades mais comuns dos brasileiros e aceleram nas partes mais parecidas.
  • Certifique-se que o livro pode ser seguido sozinho em modalidade autodidata – o livro deve declarar ser compatível com o estudo autodidata. Não compre livros pensados para ser feitos com o professor, porque geralmente enunciados e respostas ficam limitados à versão do docente.
  • Opte por um livro com CD ou conteúdo multimídia – é importante que o livro ofereça multimídia de áudio ou vídeos, seja incluindo um CD-ROM gratuito ou acesso grátis a áudios online. É um critério fundamental para que você não fique só na gramática, mas também possa ouvir diálogos, praticar a escuta e assimilar a pronúncia.
  • Fuja de versões “para viagem” ou “para conversação”Esses livros são ideais para quem precisa memorizar frases úteis e pouco contribuem ao verdadeiro estudo e aprendizado da língua

livros-para-estudar-italiano

1.2 Melhores livros para aprender italiano sozinho do zero

Além de respeitar os critérios acima, é importante que o seu primeiro livro também seja fácil e gostoso de seguir.

Um livro complexo com aprofundamentos excessivos pode desacelerar o seu início e, até mesmo, te desmotivar a continuar a aprender italiano.

Por isso, a minha sugestão é começar com um livro essencial e básico de iniciação ao italiano. Algumas pessoas torcem o nariz para esse tipo de livro, mas foi assim que eu me lancei no mundo do autodidata e posso dizer que funcionou perfeitamente bem.

Esse tipo de livro me deu uma primeira noção básica de conceitos, vocabulários e pronúncias: o empurrão necessário que me estimulou a aprofundar mais os estudos assim que eu acabei o primeiro livro.

Para facilitar, preparei o top 3 dos melhores livros fáceis e leves para aprender italiano sozinho:

livros-para-aprender-italiano-sozinho

Italiano para leigos
Autoria: Francesca Romana Onofri, Karen Antje Möller e Teresa L. Picarazzi
Páginas:  368
Editora: Alta Books
Compre na Amazon

Descrição: “Se você está buscando obter um nível de conhecimento confortável para se comunicar em italiano, este manual o ajudará a falar com clareza e segurança. Em Italiano para Leigos, você encontra o principal da gramática, como os principais tempos verbais e conjugações. Ainda conta com um CD de áudio atualizado e abrangente, incluindo diálogos sobre situações do cotidiano, um minidicionário atualizado, exercícios práticos para testar o conhecimento adquirido, e muito mais. Sejam quais forem suas razões para aprender italiano, Italiano Para Leigos pode tornar isso mais fácil. Pratique junto com o CD bônus!”

livros-para-aprender-italiano-sozinho-2

Italiano Essencial
Autoria: Berlitz e Bianca Bold
Páginas:  280
Editora: Martins Fontes
Compre na Amazon

Descrição: O livro Italiano Essencial traz para o estudante básico a oportunidade de desenvolver habilidades em um novo idioma. Seguindo um plano de atividades que aproxima o falante da língua do dia a dia, é possível determinar seu próprio ritmo para estudar italiano. Italiano Essencial é acompanhado de um CD que permite que o leitor escute sentenças e diálogos em sua pronúncia original e, assim, desenvolva o aprendizado com mais precisão e dinamismo. Para maior comodidade, o CD de áudio é compatível com IPod e MP3. O estudante também dispõe de um glossário de termos e de um guia fonético para aperfeiçoar ainda mais as suas investigações.”

livros-para-aprender-italiano-sozinho-3

Italiano em 5 Minutos Diários
Autoria: Berlitz 
Páginas:  136
Editora: Martins Fontes
Compre na Amazon

Descrição: O livro Italiano em 5 Minutos Diários apresenta ao estudante o italiano e forma rápida e descomplicada. Com lições curtas que podem ser distribuídas diariamente, é possível aprender noções básicas do italiano, a partir de diferentes contextos de uso e vocabulário relacionado. Além disso, os livros incluem um CD de áudio para escutar e praticar a pronúncia nas atividades, imagens, jogos, dicas de cultura e linguagem e exercícios digitais que facilitam ainda mais o aprendizado. 

Simplesmente escolha 1 entre esses livros e adote-o como livro-base para o seu percurso inicial, para completar do início ao fim.

livros-para-aprender-italiano-sozinholivros-para-aprender-italiano-sozinho-2livros-para-aprender-italiano-sozinho-3

Afinal, todos eles cumprem os critérios de qualidade para o estudo autodidata que vimos acima:

  • São escritos em português
  • Feitos para quem estuda sozinho
  • Contêm CD multimídia para diálogos e áudios
  • Focados no aprendizado da língua e não em memorização de frases para viagem

Caso esteja com dúvida e não consiga decidir, você pode começar com o meu preferido “Italiano para leigos, que também foi o meu primeiro livro autodidático.

A sua primeira missão será completar um desses livros do início ao fim, e quando concluir poderá passar para um livro mais avançado e assim por diante.

O importante é ter sempre um livro que te guie no estudo autodidata.

 

Quer mais opções de livros?

Se para você um livro guia de base é pouco, e gostaria de ter mais opções de materiais autodidáticos de apoio, ou de foco em gramática, vocabulário, verbos, conversação e muito mais... Não perca o POST MAIS LIDO DO BLOG QUERIDA ITÁLIA:

Os 25 MELHORES livros para aprender italiano (+6 tabelas comparativas)

Screenshot 2023-12-08 alle 10.44.45

Simplesmente um conteúdo completo com 6 tabelas comparativas para cada tipo de livro para estudar italiano, com a minha opinião sincera sobre cada um deles para que você possa escolher com autonomia o que se adapta melhor aos seus próprios objetivos.

 

2. Tenha 2 cadernos: um grande para seguir o livro e um menor para verbos e vocabulário

Após escolher o seu livro-base, você precisará de um espaço dedicado para anotar os pontos aprendidos mais importantes e seguir cada uma das lições.

O meu conselho é que você use dois cadernos diferentes para não se perder na hora de revisar o conteúdo: um caderno principal de italiano e um caderno menor para vocabulário e exercícios.

2.1 Use o Caderno de Italiano principal para regras e exercícios do livro e anotações em geral

Nesse caderno, você seguirá as lições do livro, anotando as regras de cada capítulo, fazendo resumos e respondendo aos exercícios.

caderno-para-estudar

Será o seu caderno principal de Italiano para seguir o livro-base escolhido. Aqui vão algumas dicas:

  • Caderno grande: Prefira um caderno com formato grande (tamanho A4) pois ele contém mais anotações em menos páginas, ajudando a revisar os temas mais facilmente
  • Organização: Ao iniciar qualquer página, escreva sempre a data, o tema estudado e o capítulo de referência do livro para facilitar a revisão
  • Esquematização visual: Sempre que possível, use cores e marca-texto, sublinhe, destaque. Ajuda muito a assimilar visualmente o conteúdo estudado.

2.2 Use o caderno pequeno para anotar vocabulário e praticar conjugação de verbos

Já esse caderno será o seu caderno de apoio, usado para a prática diária de verbos e registro do vocabulário novo.

Antes de começar, divida o caderno pequeno em 2 seções: a primeira seção para Vocabulário (que será a mais utilizada) e a outra para a Conjugação de verbos.

autoaprendizado-com-livro

I) Seção Vocabulário:

Sempre que se deparar com novas palavras nos seus estudos, você deve anotá-las  aqui ao lado da tradução, fazendo uma lista infinita.

  • Técnica para praticar vocabulário italiano: Cubra com uma mão a fileira com palavras italianas e leia somente o lado em português. Tente lembrar a respetiva palavra italiana, pronunciando-a em voz alta. Atenção: ao fazer a lista, aconselho que mantenha as palavras italianas sempre um pouco afastadas da tradução para que, você consiga cobrir com a mão quando for praticar.

II) Seção Verbos

Para todo novo tempo verbal que aprender, você irá usar essa seção para conjugar à mão os verbos (exatamente como fazíamos na escola ao aprender português).

  • Técnica para praticar verbos e conjugação italiana: Cada vez que aprender um novo tempo verbal, conjugue diversos verbos no seu caderno. Por exemplo, se você aprendeu o tempo Presente no livro, pegue o seu caderno de Verbos e conjugue (sem colar) alguns verbos em todas as pessoas. 

Ex: ”Cantare, Presente – Io canto; Tu canti; Lui/Lei canta – Noi cantiamo – Voi cantate – Loro cantano” Depois, verifique erros e certos. 

Pratique conjugação dessa forma todos os dias, até assimilar bem o mecanismo de cada tempo verbal.

Esse foi um dos segredos que aceleraram muito o meu aprendizado da língua, pois tornou a minha comunicação muito mais fluida e imediata. 

3. Estude italiano sempre lendo em voz alta, imitando a entonação italiana

Um dos lados mais difíceis de aprender italiano sozinho é ter pouco estímulo para falar. Literalmente, pouco tempo abrindo a boca e pronunciando palavras e formulando frases em voz alta.

Uma técnica que salvou desse mal e me impulsionou a ficar fluente mais rápido foi o meu método desempre estudar em voz alta“. Funciona assim:

3.1 Aprenda e memorize desde o início a pronúncia de cada fonema italiano

Para que você seja capaz de estudar em voz alta, é necessário que primeiro dedique bastante tempo às lições iniciais do livro que te ensinarão a pronunciar cada fonema corretamente.

Caso ache que não seja suficiente e precise de mais detalhes, procure vídeos no Youtube para ouvir melhor.

Isso porque, quando você é autodidata, é extremamente importante aprender no início como pronunciar bem cada letra no italiano.

Sem absorver bem os sons corretos, você irá cristalizar uma pronúncia errada na sua cabeça que será depois muito difícil de corrigir.

3.2 Estude sempre em voz alta e use a técnica de role playing

Ao aprender bem os fonemas, você pode começar a colocar em prática o método que consiste em SEMPRE, absolutamente SEMPRE, que você estiver estudando sozinho, pronuncie em voz alta TUDO aquilo que você ler e escrever, literalmente abrindo a sua boca e falando.

A minha técnica consistia em pronunciar o fonema da melhor forma possível de acordo com o que eu tinha aprendido dos fonemas e, ao mesmo tempo, imitar do seu jeito ritmo cantado dos italianos (mamma mia!).

Pode parecer ridículo, mas eu inclusive aplicava a técnica de Role playing, ou seja, ao estudar eu entrava no personagem como se eu fosse uma italiana chamada “Giulia”.

conversacao-para-aprender-italiano-sozinho

Literalmente: abra a boca, pronuncie tudo em voz alta e mergulhe no personagem italiano

Tudo que eu lia ou escrevia, eu também pronunciava em voz alta, imitando uma italiana (de acordo com o que ia percebendo em áudios, filmes e vídeos com nativos) e me sentindo uma Giulia!

Claro, no início, você irá cometer VÁRIOS erros, mas ao ouvir áudios do livro, músicas e filmes, a sua pronúncia de fonemas, entonação e ritmo ficarão cada vez mais naturais.

  • Exercício para treinar pronúncia: O exercício que te ajudará na pronúncia do italiano consiste em ouvir o diálogo do livro pelo menos 3 vezes e depois gravar a sua própria pronúncia no celular, repetindo o mesmo diálogo e entrando nos personagens. Em seguida, basta comparar a gravação da pronúncia com o áudio original, procurando erros e acertos. Caso tenha dúvidas, confira a mesma palavra no Google Translator para confirmar a pronúncia correta.

É uma dica fundamental para destravar o seu italiano, porque assim você já começa a acostumar a sua boca e língua a essa nova experiência.

Quando precisar falar com alguém, será uma coisa fluida e natural.

4. Aprenda a ouvir músicas italianas em modo ativo

Todos sabemos da importância de ouvir música quando estamos aprendendo uma língua: e o mesmo vale para o italiano.

Mas pouco adianta ouvir uma canção se você está só curtindo o ritmo ou se arriscando a imitar os sons, como um papagaio que aprende a cantar.

ouvir-musica-para-aprender-italiano

A dica de ouro que vai virar a chave no seu aprendizado do italiano é aprender a ouvir músicas em modo ativo.

4.1 Use o aplicativo MusiXmatch para aprender italiano sozinho

Escutar música em modo ativo significa se envolver cognitivamente com a canção, atribuindo palavras reais aos versos e entendendo seu significado.

Para fazer isso, você precisa ouvir música ao mesmo tempo em que lê a letra original e a tradução.

Parece complicado de organizar, não é mesmo? 

Mas felizmente existe um aplicativo que faz isso tudo automaticamente: é o “Musixmatch”, um app gratuito disponível na App Store ou Google Play, que vai tornar o seu melhor amigo na missão de aprender italiano sozinho.

app-musixmatch-para-aprender-italiano-sozinho

Ao baixá-lo, basta conectá-lo ao Spotify do seu celular e pronto: toda vez que você iniciar uma música com o Spotify, basta correr ao aplicativo Musixmatch que ele te mostrará automaticamente a letra original com a tradução em português e, melhor ainda, sincronizando verso por verso com a música em tempo real.

app-musixmatch-para-aprender-italiano-sozinho2

 

 Com o Musixmatch, você pode acompanhar a letra italiana e a respectiva tradução em português já sincronizada com a música

Quando eu comecei a estudar, esse aplicativo foi o maior responsável por acelerar muito a minha compreensão auditiva.

Eu o considero imprescindível na jornada para aprender italiano sozinho.

Por isso, lembre-se de ouvir música em modo ativo usando o Musixmatch todo dia

Não pule essa atividade e logo você irá notar o quanto fica cada vez mais fácil entender as músicas.

4.2 Melhores músicas para aprender italiano sozinho

Mas e o que ouvir? Felizmente, isso não será um grande problema.

O universo da música italiana é muito diversificado, e com certeza você irá encontrar várias bandas que se adaptem ao seu gosto musical.

Para iniciantes, as melhores músicas para aprender italiano são os clássicos de Laura Pausini e Tiziano Ferro.

Podem até ser considerados um clichê por alguns, mas a dicção e projeção de voz desses dois cantores é excelente, facilitando muito a compreensão inicial para quem está iniciando a estudar italiano.

musicas-para-aprender-italiano-sozinho

 

 Tiziano e Laura, indiscutivelmente rei e rainha das músicas perfeitas para o objetivo de aprender italiano sozinho

 Além disso, ambos têm pouco ou nenhum sotaque regional, o que garante que você estará aprendendo o italiano padrão e não partes de um dialeto.

As letras também são fáceis de cantar e entender, sem muitas abstrações, o que contribui para uma rápida assimilação no início.

Por isso, acredito que as melhores músicas para aprender italiano sozinho (ou seja, mais claras e fáceis de assimilar) sejam os seus maiores sucessos:

  • Laura Pausini: Benvenuto, La solitudine, Non c’è, Incancellabile, Vivimi, Invece no, Non ho mai smesso, Bellissimo così, Simili, Primavera in anticipo, Speranza, Strani Amori, e etc;
  • Tiziano Ferro: Il regalo più grande, Potremmo ritornare, La differenza tra me e te, Non me lo so piegare, Perdono, Imbranato, Sere nere, Ti scatterò una foto, Ed ero contentissimo, Incanto, L’amore è una cosa semplice, e etc;

Eu aconselho fortemente começar por elas (exatamente o que eu fiz) e se dedicar a aprendê-las bem. Caso você já conheça todas as músicas, ou já conheça todas, pode se aventurar com outros cantores (mas lembre-se que provavelmente encontrará um italiano mais complicado).

Algumas sugestões extras:

  • Se gosta de rock: procure por Negramaro, Ligabue e Vasco Rossi (mais clássico) e Maneskin (mais atual).
  • Se prefere o pop: pode tentar, por exemplo, Jovanotti, Zero Assoluto, Marco Mengoni, Alessandra Amoroso e Fedez.
  • Para uma pegada mais alternativa/indie, confira: Pinguini Tattici Nucleari, Coez e Calcutta.

Em breve no blog: “Os melhores cantores italianos para cada gênero musical”. Inscreva-se na newsletter e não perca!

5. Assista a pelo menos um filme italiano por semana e aumente gradualmente a dificuldade com as legendas

Outra atividade fundamental para assimilar e aprender italiano mais rápido é, obviamente, assistir filmes e séries italianas.

Os filmes tem o poder de te expor a diálogos formais e informais que não só estimulam a sua compreensão auditiva, como também te apresentam à cadência, ritmo e velocidade do italiano falado no dia-a-dia.

assistir-filmes-para-aprender-italiano-sozinho3

Mas não adianta ver um filme qualquer, sem propósito, só quando bate a vontade. Você precisa ter uma estratégia para ver filmes com o foco de aprender italiano.

5.1 Prepare uma lista dos 10 filmes ou séries em italiano para ver primeiro e tenha um dia fixo na semana para assisti-los

Por isso, o primeiro passo será montar a sua lista pessoal dos 10 filmes ou séries que você assistirá primeiro na sua jornada para aprender italiano..

  • Prepare uma lista com 10 filmes: Liste com antecedência em uma planilha ou folha o que você irá assistir primeiro para nunca perder tempo procurando.
  • Defina um dia fixo: Escolha um dia na semana, por exemplo, quarta à noite e apelide-o de ‘Serata italiana’ (noite italiana). Crie o compromisso de toda semana separar aquela noite para mergulhar no mundo de um filme ou uma série italiana.
  • Zere a lista: Conforme vai assistindo, elimine aos poucos os itens da sua lista e quando acabar todos, faça um novo elenco com mais 10 filmes, e recomece a zerar.

Sinta-se à vontade para escolher o critério: os maiores filmes italianos, os melhores dramas, as séries de mais sucesso na Netflix…

Posso começar sugerindo 2 filmes que eu amo: “Perfetti Sconosciuti” e “Non ho paura”, mas os outros 8 ficam por sua conta e gosto pessoal!

filme-para-aprender-italiano

O importante é preparar a sua lista inicial de filmes e séries, lembrar de respeitar o dia fixo de Serata italiana e assim que zerar a primeira, preparar outra nova com mais opções! E repeat!

Em breve no blog: lista dos 10 melhores filmes para aprender italiano sozinho. Inscreva-se na newsletter e não perca!

5.2 Não apresse a sua progressão com a legenda dos filmes

Muitas pessoas acreditam que assistir filmes, ativando áudio e legenda em italiano desde o início dos estudos possa acelerar a compreensão.

Mas essa é uma tática apressada que somente irá te frustrar e passar a sensação de pouca ou nenhuma compreensão, eliminando todo o prazer em assistir ao filme e ouvir a língua.

Por isso, a sua progressão deve ser gradual e estruturada. Sugiro que você se organize assim:

  • Vá com calma:  No início, assista filmes em italiano (ou dublados em italiano), mas sempre com legenda em português
  • Curta o aprendizado: você começará a ouvir palavras familiares, a perceber a cadência e o ritmo do italiano e tudo isso contribui muito para o seu aprendizado, mesmo com a legenda em português.
  • Saiba quando avançar: apenas após completar o seu primeiro livro de italiano, considere passar de forma gradual a legenda do português para o italiano. E mesmo assim, opte por filmes que você já conhece para facilitar a transição para a legenda italiana.

6. Converse com italianos nativos utilizando o app gratuito de intercâmbio linguístico

Ok, já falamos de livro, música e filmes italianos, mas o aprendizado de uma língua jamais estará completo sem a interação com outras pessoas.

O problema é que se você está estudando italiano sozinho, surgirá a dificuldade: como encontrar pessoas que falem a língua para praticar?

Felizmente, existe um aplicativo gratuito conhecido por poucas pessoas, que é perfeito para essa atividade porque simplesmente te coloca em contato direto com italianos e italianas nativos!

app-para-aprender-italiano

Esse app me ajudou imensamente na época dos meus estudos e por isso essa é uma das dicas mais preciosas que eu vou te dar hoje!

6.1 Aplicativo HelloTalk para falar com nativos e fazer intercâmbio linguístico

O modo mais prático e fácil para encontrar e falar com italianos é sem dúvidas através do app HelloTalk.

O HelloTalk é um aplicativo gratuito sensacional (disponível na App Store e Google Play) que nos dá a oportunidade única de conversar com nativos da língua que estamos aprendendo!

app-hellotalk-para-aprender-italiano-sozinho4

Funciona assim: você registra a sua língua materna e a língua que quer aprender, e o aplicativo irá encontrar pessoas nativas na sua língua de interesse e que, ao mesmo tempo, queiram aprender a sua língua materna.

Ou seja, você baixa o aplicativo gratuito e cria o seu perfil, informando que sabe falar português e que quer aprender italiano.

Ao concluir essa etapa, o app simplesmente irá te mostrar uma lista de todos os possíveis partners de intercâmbio linguístico, ou seja, italianos nativos inscritos na plataforma que querem aprender o português!

app-hellotalk-para-aprender-italiano-sozinho

Não é incrível? Bastam pouquíssimos clicks para encontrar vários italianos e italianas nativos que provavelmente amam o português (e o Brasil) para conversar!

O melhor é que se trata de um app focado no intercâmbio linguístico e amizade saudável sem spam ou assédio (se acontecer, basta reportar que o app bloqueia!).

6.2 Vantagens do aplicativo HelloTalk para quem quer aprender italiano sozinho

As vantagens do aplicativo para quem aprende italiano por conta própria são tantas:

  • Encontrar italianos e italianas nativos interessados em aprender o português e apaixonados pelo Brasil
  • Conversar por texto e mandar áudios para praticar pronúncia
  • Corrigir a mensagem do outro em caso de erros
  • Dividir o tempo para conversar em cada língua
  • Iniciar até 10 novas conversas por dia no plano gratuito

 

 As funções de poder corrigir texto e enviar áudio livremente são muito práticas para o intercâmbio linguiístico

Por isso sugiro que você baixe o app e pratique todos os dias o seu italiano conversando ativamente com os nativos que encontrará plataforma.

Ele não apenas te ajudará a praticar a sua conversação escrita e falada, mas também te dará a chance incrível de fazer vários amigos e amigas italianas, como aconteceu comigo.

Confesso que esse app é tão poderoso que acabou mudando a minha vida para sempre: foi lá que conheci o Peppe, meu italianinho namorado e companheiro de vida desde 2017!

A nossa história completa fica para um próximo capítulo, mas admito que serei sempre grata ao HelloTalk por ter permitido que nós nos conhecêssemos ;D

 

 Eu e o Peppe em Roma fazendo o que mais amamos fazer: explorar cada cantinho dessa Itália juntos! Do Hello Talk para a vida… Quem diria, né?

7. Consuma o conteúdo de páginas italianas nas redes sociais

Para completar a sua imersão e aumentar a sua exposição à língua italiana, não podemos esquecer do lugar onde passamos tanto tempo… as redes sociais.

7.1 Melhores perfis italianos para seguir no Instagram para aprender italiano sozinho

Sugiro que comece seguindo TODOS os 15 perfis da lista abaixo e interaja sempre que gostar de um conteúdo. Dessa forma, o algoritmo irá te recomendar cada vez mais novos conteúdos em italiano.

  • 6 perfis italianos de dia-a-dia e viagens: @acchiappamappa , @matterizzi , @travel.mati, @ilsignorfranz , @ireneccloset , @gabdetails , @littletravelsbiglove ;
  • 3 perfis italianos de notícia: @ilsole_24ore , @focus_ita , @larepubblica ;
  • 3 perfis italianos de curiosidade: @will_ita, @geopop, @focus_ita ;
  • 3 perfis de nativos que ensinam italiano para brasileiros: @italiadagiulia , @parlandoconlagiuli, @vouaprenderitaliano ;

instagram-para-aprender-italiano-sozinho

 

 O perfil @acchiappamappa fala sobre viagens em família de um modo bem leve, usando sempre muito stories e reels

Caso não curta muito um dos perfis, basta parar de seguir, mas lembre-se de substituí-lo por outro perfil italiano para seguir sempre 15 páginas italianas pelo menos.

Isso ajudará a manter alta a sua exposição ao italiano nas redes sociais.

7.2 Os 10 italianos mais seguidos no Instagram em 2022

Para os mais curiosos, também separei a lista dos 10 italianos mais seguidos do Instagram em 2022.

Aviso que são todos perfis de famosos e VIPs e nem todos podem ser considerados páginas de conteúdo “construtivos”.

Por isso, aconselho que você avalie segundo o seu próprio gosto pessoal o que vale a pena seguir ou não:

  • Top 10 italianos com mais seguidores no Instagram: @khaby00 (79,9 Milhões de seguidores); @chiaraferragni (27,7M); @gianlucavacchi (22,5M); @iammichelemorroneofficial (15,3M); @fedez (14,1M); @valentinorossi (14,1M); @belenrodriguezreal (10,5M); @mb459 (10,5M); @gianluigibuffon (9,9M); @andreapirlo21 (9M);

instagram-para-aprender-italiano-sozinho2

 

 Curiosidade: você sabia que Khaby Lame, com 80 milhões de seguidores, é o italiano mais seguido de todo o Instagram?

8. Crie um plano de estudo que una o Estudo Ativo do livro e as Atividades de Exposição à Língua

Com o livro, o caderno e todas as técnicas na mão, você já está quase pronto para dar os seus primeiros passos com o italiano.

Mas antes de começar a estudar o livro, você precisa definir um plano de estudos para completá-lo do início ao fim.

Aqui vão 3 dicas para montar um plano de estudos eficiente e fatível para aprender italiano:

8.1 Comece a montar o plano definindo primeiro o período de Estudo Ativo (estudo do livro)

O maior motivo que faz as pessoas desistirem de aprender italiano é iniciar a estudar sem um planejamento.

Compram um livro e assim que o livro chega em casa, já tentam fazer um, dois até três capítulos. Mas no dia seguinte já se sentem cansados e fazem um capítulo, no outro zero, até acabar largando de vez o livro.

Se você quer aprender italiano sozinho, você precisa montar um plano de estudos equilibrado e saudável, dedicando tempo real de Estudo Ativo para completar o seu livro, e assim evitar ao máximo que o fantasma da inconstância te leve a desisitir.

Primeiro, organize a sua agenda semanal em uma planilha ou folha

Em uma folha ou uma planilha de Excel, anote todos os seus compromissos fixos, pessoais ou profissionais que se repetem ao longo de uma semana.

plano-para-aprender-italiano-sozinho

Esse passo é fundamental para que você entenda quanto tempo livre você tem para se dedicar ao estudo do italiano sem atrapalhar seus compromissos diários. Ao organizar um horário personalizado, será mais fácil e prazeroso segui-lo do início ao fim.

Em seguida, determine os dias e horário de Estudo Ativo e encaixe-os na agenda semanal que você preparou

Após definir o horário de seus compromissos fixos, você precisa estabelecer os horários de Estudo Ativo na sua semana (tópicos 1-3 do passo-a-passo).

Esse é o momento em que você deverá sentar em frente à mesa ou escrivaninha, abrir o livro de base e cadernos para engajar ativamente com o estudo do livro.

estudar-italiano-sozinho-2

Sei que parece chato, mas sem esse tempo de estudo muito bem definido, é extremamente difícil aprender uma língua sozinho.

Para mim, só funcionou quando eu passei a ter horários fixos para estudar ativamente na minha escrivaninha. Como se fosse a minha própria escola de idiomas, na minha própria casa.

Lembre-se que o planejamento do Estudo Ativo do Italiano também dependerá do livro que você escolheu.

Por isso, ao comprar o livro e recebê-lo em casa, passe o primeiro dia examinando a sua estrutura. Como ele é dividido? Os capítulos são longos ou curtos?

Essas informações te ajudarão a determinar o melhor modo de encaixar as lições do livro ao longo da sua semana.

Por exemplo, se o livro for dividido em capítulos longos, você pode decidir quebrá-lo em dois ou mais dias de estudo.Por outro lado, se o livro tiver capítulos mais curtos, você pode se sentir confortável para fazer um capítulo (ou até mais) por dia.

Sugestão de Frequência e tempo dedicados para o Estudo Ativo

Defina uma frequência e duração de cada sessão para o estudo ativo, considerando a sua agenda pessoal e a estrutura do livro que você comprou.

quanto-tempo-estudar-italiano

Com a experiência, aprendi que existem um mínimo e um máximo ideais para otimizar o objetivo de aprender italiano sozinho :

  • Frequência sugerida:
    • Mínimo: 3 vezes por semana, para espaçar a sua assimilação e ter um contato sempre constante.
    • Máximo: 5 vezes por semana, porque acredito que pelo menos dois dias de folga são fundamentais para que não se canse e desista. Mais do que isso, você pode começar a sentir um pouco de exaustão e tendência a abandonar.
  • Tempo sugerido:
    • Mínimo: 30 minutos, pois é o tempo necessário para que você inicie a imersão naquele conteúdo. Caso acabe o capítulo do dia antes disso, continue praticando verbos, vocabulário e exercícios até completar meia hora pelo menos. 
    • Máximo: 1 hora. Recomendo respeitar o limite de 1 hora para que você não canse e esteja menos disposto no próximo dia. Claro que se estiver em um bom ritmo pode até continuar, mas não exagere. É muito melhor preservar a constância do que aumentar a duração dos estudos.

Considere esses limites ao estabelecer os horários de estudo ativo na sua agenda pessoal e assim você já terá uma ótima base de plano de estudos.

Lembre-se: ao acabar o primeiro livro escolhido, procure outro livro autodidático um pouco mais avançado e reinicie esse passo-a-passo completo.

O segredo do autoaprendizado consiste em progredir gradualmente, variando os materiais e conteúdos usados mas mantendo uma constância e disciplina nos seus estudos.

8.2 Incremente o plano de estudos, adicionando as Atividades de Exposição ao Italiano

Após definir o tempo de estudo ativo, você também precisa incluir no seu plano de estudos o tempo para atividades que te darão exposição à língua (tópicos 4-7) do passo-a-passo.

Eu recomendo:

  • Ouvir música em modo ativo: pelo menos 10 minutos por dia (3 músicas)
  • Assistir filmes ou séries italianos: pelo menos 1 vez na semana
  • Conversar com italianos nativos no aplicativo: pelo menos 1 vez a cada 2 dias
  • Consumir conteúdo de páginas italianas nas redes sociais: diariamente

Sugiro que primeiro defina o dia para a Serata Italiana (apelido para noite de filme ou série), sendo a atividade que requer mais tempo e esforço. 

As outras atividades você pode gerir com autonomia, mas precisa adicioná-las de qualquer forma ao plano de estudos para que tenha um lembrete e motivação diária para fazê-las e não acabar deixando-as de lado.

9. Coloque em prática o seu Plano para aprender italiano sozinho e desenvolva autodisciplina

O mais importante nessa jornada com o italiano será colocar em ação o plano que você crioudesenvolver autodisciplina para dedicar tempo para o estudo ativo e para todas as atividades de exposição ativa da língua desse guia.

estudar-italiano-sozinho

Dicas para desenvolver autodisciplina para estudar italiano sozinho:

  • Adicione os horários do seu plano de estudos no calendário virtual ou ative um despertador fixo na semana. Exemplo: preparar um despertador segunda, quarta e sexta às 21:30 para o meu estudo ativo, quinta às 22:00 para o filme italiano, e etc…
  • Sempre faça estudo ativo sentado e concentrado. A tentação de estudar deitado, na cama é grande, mas para o estudo do livro e caderno é importantíssimo que você crie o seu momento na mesa para conseguir ler, escrever e praticar de maneira rápida e eficaz. Deixe a parte do sofá e cama (uma delícia) para as atividades de exposição como ver filmes, consumir conteúdos no instagram, ouvir música e falar com nativos.
  • Compre um calendário de mesa e todo dia que você estudar italiano, “dê um check no dia”. É simplesmente MA-RA-VI-LHO-SA a sensação de acabar estudar, e marcar um check no dia. Você pode usar cores diferentes, por exemplo: um check com verde para dias de estudo ativo, um check com laranja para exposição com filme, um check com azul para exposição com música… O importante é rastrear a sua constância!
  • Encontre um amigo que também queira aprender italiano sozinho. Caso tenha um amigo que também ame a Itália, compartilhe esse post com ele e quem sabe ele também não anime a começar! Assim, um motiva o outro e os dois crescem juntos, já que vocês poderão até praticar juntos.

Recapitulando: os 9 passos para aprender italiano sozinho

Agora você já tem o caminho das pedras: exatamente o mesmo passo-a-passo que eu usei para aprender italiano, sem nenhum professor. 

Não deixe para depois: COMECE HOJE MESMO! 

comecar-hoje-mesmo

Clique no link abaixo para voltar ao passo 1 e iniciar o seu próprio percurso com o italiano! Em poucos meses, você ficará mais que surpreso com o seu resultado!

1. Comece escolhendo um livro autodidático como base e siga-o do início ao fim
2. Tenha 2 cadernos: um grande para seguir o livro e um menor para verbos e vocabulário
3. Estude italiano sempre lendo em voz alta, imitando a entonação italiana
4. Aprenda a ouvir músicas italianas em modo ativo
5. Assista a pelo menos um filme italiano por semana e aumente gradualmente a dificuldade com as legendas
6. Converse com italianos nativos utilizando o app gratuito de intercâmbio linguístico
7. Consuma o conteúdo de páginas italianas nas redes sociais
8. Crie um plano de estudo que una o Estudo Ativo do livro e as Atividades de Exposição à Língua
9. Coloque em prática o seu Plano para aprender italiano sozinho e desenvolva autodisciplina

E lembre-se: independentemente do que acontecer, mantenha-se firme no propósito e jamais desanime se alguém te disser que o italiano é uma língua “inútil”. 

Línguas NÃO são ferramentas para serem julgadas por sua “utilidade”. São elementos vivos que com o tempo mudam e também nos mudam!

No meu caso, aprender italiano acabou mudando simplesmente… TODA A MINHA VIDA!

Ainda indeciso sobre qual livro se adaptará melhor aos seus objetivos com o italiano?

Não deixe de conferir o post completíssimo com a minha lista definitiva dos 25 MELHORES livros para estudar italiano

Já separadinhos por objetivo e nível de aprendizado, com 6 tabelas comparativas práticas para te ajudar nessa escolha!

 

Siga-me no Instagram para acompanhar meu dia-a-dia na Itália

Ciao, eu sou a Júlia do Querida Itália. Uma carioca curiosa, formada em marketing na Bocconi, morando na Itália desde 2017.

O meu objetivo é ajudar todos que estiverem vivendo uma jornada com a Itália, seja ela qual for: viajar, estudar, trabalhar, viver aqui!

Compartilho a experiência que eu acumulei nesses anos para ajudar as pessoas a sofrerem cada vez menos perrengues e terem sempre mais tempo para se surpreender com as maravilhas da nossa querida Itália.

Siga-me no Instagram

Leia mais sobre mim

16 comentários em “Como Eu Aprendi Italiano Sozinha: os meus 9 passos do zero à fluência”

  1. Luciana Oliveira

    Nossa, que post fantástico! Vou começar o italiano agora e você me ajudou demais! Muito obrigada pela generosidade em compartilhar o seu método e todas essas informações ultra valiosas. Meus parabéns pela sua capacidade de organização, disciplina e foco. Você pode tudo, pode o mundo, Júlia!

    1. Luciana, muito muito obrigada pelo seu feedback e sua doce mensagem, de uma gentileza enorme!! Eu sonho com o dia em que todos descobrirão as maravilhas que o italiano pode proporcionar, pois além de ser apaixonante de estudar por si só, é também uma língua mágica: ela entra na nossa vida e muitas vezes acaba transformando o nosso destino…Por isso, amo compartilhar um pouco do que aprendi e são justamente mensagens como a sua que fazem todo o esforço valer a pena: grazie mille!
      Te desejo infinito sucesso no seu percurso com o italiano. Dedique-se muito e com certeza irá voar longe! (uns 9000 km aproximadamente 😉)
      NÓS podemos o mundo!!!
      Un bacione ♥
      Ju

  2. Ana Beltrame

    Estou aqui lendo seu post sobre aprender italiano do zero. Estou pensando em ir pra Italia, mas antes queria ter uma base para me virar lá, e achei seu blog. Adorei todas as dicas. Baixei os aplicativos, e agora preciso do livro. Obrigada pelo compartilhamento.

    1. Oi, Ana!! Nossa, que ótima decisão! Vir para Itália sabendo a língua muda completamente a experiência… O que já é lindo por si só, se torna incrivel por você conseguir fazer uma imersão muito melhor! Que bom que curtiu os dicas, continue focada no seu objetivo e não desista! FORZA 😀

  3. Parabéns Júlia!!!
    Que post magnífico!!! Excelente conteúdo, explicado de forma clara e objetiva. Me deu novo ânimo para retomar o estudo do italiano.
    Muito obrigada!!!

    1. Tatiana querida, muito obrigada pela mensagem!! Muito muito feliz por ter conseguido te ajudar, repassando tudo que funcionou comigo! O importante è manter o foco e motivação mesmo se as pessoas ao nosso redor não entenderem a nossa paixão pelo italiano ou nos dizerem que não serve pra nada… É uma língua maravilhosa que acaba atraindo experiências maravilhosas na nossa vida. Boa sorte e bons estudos!! Forza!

    1. Boa, Lucas! Só depende de nós mesmo, te desejo muita muita dedicação e força pra estudar mesmo quando bater a preguiça! Foco sempre no seu objetivo que já já com a prática diária, você vai estar dominando a língua. FORZA!!

  4. oí!
    acho que falar e aprender lenguas latinas e fácil quando voce tem aprendido outros primeiro. e dizzer, voce aprende espanhol e fácilmente pode praticar italiano ou portugués. muito gustoso e fácil.

    boa noite

    1. Oi, verdade! Aprender uma segunda língua depois que você já passou pelo processo com outra língua fica mais fácil. Mas não é necessário passar pelo espanhol para depois aprender o italiano, as duas são muito parecidas e a dificuldade é bem similar. Vai pelo gosto e principalmente o sonho e objetivo de cada um!

  5. Ahh descobri hoje seu blog bom seu super blog que virei sua Fã, muito bom todo o conteúdo amei mesmo e sei que vai me ajudar cada dia mais, estou na italia desde Fevereiro de 2024 e vim para morar, confesso que não é fácil, mas com esses incentivos e maravilhoso ver o desempenho de tudo, comecei a focar mês passado para aprender bem o italiano, mas com seu blog e essas dicas vai me ajudar e me empenhar mais. Parabéns pela sua trajetória e em pensar ajudar o próximo com tão pouco. Sucesso em sua vida!

    1. Nossa, Flavia! Muito obrigada pelas suas palavras!É um prazer poder ajudar mesmo que um pouquinho outras pessoas! Que legal que você também mora na Itália, minha vizinha 🙂 Realmente não é fácil mas tudo melhora quando a gente realmente começa a aprender a língua e sentir muito mais autonomo! Tenho certeza que daqui a pouco você vai estar dominando tudo e vai reparar que tudo valeu a pena. Tudo de melhor pra você!

  6. Olá, Julia! Gostei muito das suas dicas. Recentemente, decidi iniciar meu processo de reconhecimento da cidadania italiana e estabeleci como objetivo aprender a língua italiana até lá. Quero visitar a terra de origem da minha família já sabendo falar italiano, e tenho certeza de que suas dicas vão me ajudar muito nesse objetivo.

    Você ainda planeja fazer o post com dicas de filmes para a serata italiana? Caso não esteja planejando fazer o post, poderia me dar algumas sugestões de filmes ou séries para quem está começando os estudos?

    Muito obrigado pelas dicas!

    1. Oi, Gabriel! Muito obrigada pelas suas palavras!! Legal que você já tomou a melhor decisão possível> se dedicar aos estudos pra chegar aqui sabendo se comunicar é maravilhoso não só pela experiência dela viagem mas também para a reconexão com a terra dos seus antepassados. Vai te emocionar muito! Sim estou preparando uma lista dos 100 melhores filmes italianos que quero disponibilizar em breve. Espero que te ajude!! Um grande abraço e muito foco nos estudos!

  7. Felipe da Silva Nascimento

    Encontrei seu post hoje e posso dizer que foi muito bem planejado. Recentemente visitei a Itália, e me encantei por esse país. Agora já estou no Brasil, mas não consigo parar de pensar no país da massa. Hahaha. Quando estava na Itália eu sabia apenas poucas palavras em italiano, me senti muito limitado, querendo conversar e não podia. Agora iniciei meus estudos de italiano e quero morar lá. Espero que tudo der certo!!

    1. Obrigada, Felipe!! Sim, a Itália é realmente um encanto que entra no nosso coração e não sai mais. Com certeza, aprender a língua a experiência é mais imersiva, principalmente se o seu sonho for morar aqui… vira fundamental! Te desejo tudo de melhor na sua jornada, muito foco nos estudos e fé no seu sonho que com certeza você irá realizar! Um abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *